CUIDADOS PÓS OPERATÓRIO POSTECTOMIA

ALIMENTAÇÃO:

Após a alta, o paciente deve alimentar-se de forma saudável, não existindo restrições específicas.

CUIDADOS LOCAIS:

Deverão ser feitas COMPRESSAS COM GELO por 15 minutos de 6/6 h por 2 dias com a finalidade de aliviar a dor, diminuir o risco de formação de hematomas e edema (inchaço).

O curativo deverá ser retirado no dia seguinte à operação, durante o banho para maior conforto e facilidade, devendo ser feita higiene local com cuidado, usando sabonete neutro.

O curativo deve ser feito nos 3 primeiros dias após a operação, após o banho, com a pomada NEBACETIN, gaze seca e micropore.

O pênis deve ficar apontado em direção ao umbigo na primeira semana e se possível utilizar uma cueca mais apertada ou sunga para diminuir o edema pós-operatório.

Não haverá necessidade de retirada de pontos, uma vez que os mesmos cairão de acordo com tempo de cicatrização. Normalmente de 15-20 dias podendo ser antes ou após este período. Caso os mesmos não saiam serão retirados no consultório.

EVOLUÇÃO CLÍNICA:

Poderá ocorrer dor local nos primeiros 3 dias, associado com edema (inchaço), e áreas com hematoma, que regredirão com o passar dos dias.

A cicatrização deverá estar completa ao final de 45 a 60 dias.

As relações sexuais devem ser evitadas por um período de cerca de 30 dias, a fim de não causar prejuízo à cicatrização. Este período pode ser aumentado dependendo da cicatrização de cada paciente.

Há o risco de infecção local, inerente ao próprio ato cirúrgico e para tanto recomendamos o uso de antibiótico por 1 semana (7 dias) para que se evite e diminua esse risco.

ATIVIDADE FÍSICA:

Recomenda-se repouso relativo durante a primeira semana, evitando-se caminhadas longas, carregar peso, corridas e prática de qualquer esporte, dirigir carro, moto ou bicicleta.

Práticas esportivas, em geral, devem ser evitadas por um período mínimo de 3 semanas.

REAVALIAÇÕES:

O paciente deve ser avaliado com 15 dias pós-operatório, ou qualquer situação inesperada ou de dúvida que se julgue necessária.

Lembre-se que o sucesso de sua cirurgia também depende do total entendimento e cuidados pós-operatórios.

Em caso de dúvida entre em contato