HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

A próstata é um órgão masculino localizado entre a bexiga e a uretra. Quando aumenta de tamanho pode provocar dificuldade para urinar, por comprimir a uretra que passa através da próstata.

As causas do crescimento prostático não são completamente conhecidas, no entanto pesquisas demonstraram que a testosterona (hormônio masculino produzido pelo testículo) está relacionada com o problema. A hiperplasia pode ser mais comum em pessoas com pais que tiveram problema de próstata.

O diagnóstico é basicamente clínico sendo auxiliado com exames complementares como o PSA e o toque retal e a ultrassonografia prostática. Em casos onde haja dúvida será realizado um estudo urodinâmico completo. Os sintomas são jato fraco, jato fino, sensação de esvaziamento incompleto, aumento do número de micções a noite, dificuldade para iniciar a urinar, urgência para urinar e gotejamento após a micção. Esses sintomas devem ser anualmente graduados quanto a frequência e piora dos mesmos pois assim poderemos instituir o tratamento.

O tratamento pode ser simplesmente o acompanhamento anual, utilização de medicamentos ou cirurgia. Hoje em dia a maioria dos pacientes respondem satisfatoriamente ao uso de medicamentos, porém vale lembrar que são de uso contínuo e caso parem de tomar o medicamento os sintomas retornarão.

As cirurgias para o tratamento da hiperplasia prostática são consideradas minimamente invasivas o que levam a recuperação rápida do paciente a suas atividades normais após a retirada do cateter vesical. Preferencialmente é utilizado a via transuretral onde pode ser feita a resseção da próstata com auxílio da energia monopolar, bipolar ou o laser. Cada uma com suas indicações e benefícios.

Quais as causas BPH?

A causa da hiperplasia benigna da próstata não está bem compreendida; No entanto, ocorre principalmente em homens mais velhos. A hiperplasia prostática benigna não se desenvolve em homens cujos testículos foram removidos antes da puberdade. Por esta razão, alguns pesquisadores acreditam factores relacionados com o envelhecimento e os testículos pode causar hiperplasia prostática benigna.

Ao longo de suas vidas, os homens produzem testosterona, um hormônio masculino, e pequenas quantidades de estrogênio, um hormônio feminino. Enquanto os homens envelhecem, a quantidade de testosterona activa nas suas sangue diminui, o que deixa uma maior proporção de estrogénio. Estudos científicos têm sugerido que a hiperplasia benigna da próstata pode ocorrer porque a maior proporção de estrogénio no interior da próstata aumenta a actividade de substâncias que promovem o crescimento de células da próstata.

Outra teoria concentra-se em di-hidrotestosterona (DHT), uma hormona masculina que desempenha um papel no desenvolvimento e crescimento da próstata. Algumas pesquisas tem indicado que, mesmo com uma queda nos níveis de testosterona no sangue, os homens mais velhos continuam a produzir e acumular altos níveis de DHT na próstata. Esse acúmulo de DHT pode incentivar as células da próstata para continuar a crescer. Os cientistas notaram que os homens que não produzem DHT não desenvolvem hiperplasia prostática benigna.

Quais são os fatores de risco para BPH?

Os fatores de risco incluem o envelhecimento e uma história familiar de BPH. Outros fatores de risco são a obesidade, falta de atividade física, e disfunção erétil (DE).

HBP pode ser prevenida?

Não há maneira de evitar a BPH. Porque o excesso de gordura corporal pode afetar os níveis hormonais e de crescimento celular, a dieta pode desempenhar um papel. Perder peso e comer uma dieta saudável, com frutas e legumes, pode ajudar a prevenir BPH. Manter-se ativo também ajuda peso e os níveis de hormônio.

Tratamento:

Alfa Bloqueadores: Bloqueadores alfa são comprimidos que relaxam os músculos da bexiga e a próstata. Eles melhoram o fluxo de urina. Eles reduzem o bloqueio. Eles reduzem os sintomas da HPB. Os comprimidos não reduzem o tamanho da próstata. Bloqueadores alfa incluem alfuzosina (Uroxatral), terazosina (Hytrin), doxazosina (Carduran, Unoprost,Duomo etc..) e tamsulosina (Secotex, Tamsulon, Omnic).

Quais são os benefícios, riscos e efeitos colaterais do Alpha Blockers?

Um dos benefícios de bloqueadores alfa é que eles funcionam de imediato. Os efeitos colaterais incluem tonturas, vertigens, fadiga e dificuldade ejacular.

Quem são bons candidatos para Alpha Blockers?

Este tratamento é bom para os homens com moderada a grave BPH. Os homens que são incomodados por seus sintomas são bons candidatos. Esta não é uma boa escolha se você está prestes a ter a cirurgia de catarata.

Quais são 5-alfa reducatase Inibidores?

Inibidores da 5-alfa redutase bloqueiam a produção de di-hidrotestosterona (DHT). DHT é um hormonio masculino que desempenha um papel no desenvolvimento e crescimento da próstata. Acumulo de DHT na próstata  pode causar o crescimento da próstata. Inibidores da 5-alfa reducatase são pílulas que aumentam o fluxo de urina ao encolher a próstata. Essas drogas incluem a finasterida  e dutasteride (Avodart).

Quais são os benefícios, riscos e efeitos secundários de 5-alfa reducatase Inibidores?

Estas drogas diminuiem o risco de complicações da HBP. Elas reduzem a necessidade de cirurgia. Os efeitos colaterais são sexuais, como a disfunção erétil e diminuição da libido (desejo sexual). Você deve tomar indefinidamente para prevenir os sintomas.

Quem são bons candidatos para 5-alfa reducatase Inibidores?

Estas drogas podem ser melhor para os homens com grandes glândulas da próstata. Os homens mais velhos são bons candidatos.

O que é Terapia combinada?

A terapia de combinação utiliza um bloqueador alfa e um inibidor de 5-alfa reducatase juntos. Vários estudos, como a terapia médica de estudo da Próstata Sintomas (MTOPS), têm demonstrado que a combinação de duas classes de medicamentos, em vez de usar apenas um, pode melhorar os sintomas de forma mais eficaz, o fluxo urinário e qualidade de vida. As combinações incluem: Finasteride e doxazosina alem da
dutasterida (Avodart) e tamsulosina.

Um urologista pode prescrever uma combinação de bloqueadores alfa e antimuscarinics para pacientes com sintomas de bexiga hiperactiva. Bexiga hiperativa é uma condição em que o contrato músculos da bexiga de forma incontrolável e causar a freqüência urinária, urgência urinária e incontinência urinária. Antimuscarinicos são uma classe de medicamentos que relaxam os músculos da bexiga.

Quais são os benefícios, riscos e efeitos colaterais da terapia combinada?

Eles impedem BPH se agrave. Eles melhoraram os sintomas e tem melhor resposta. Mas pode haver mais efeitos secundários. Pode haver efeitos colaterais de cada droga.

Quem são bons candidatos para a terapia de combinação?

Os homens com próstatas maiores são bons candidatos para este tratamento.

Quais são fitoterápicos?

Estas são as terapias à base de plantas. Eles são muito populares. Eles são "auto-tratamento." Eles não são prescritos por um profissional de saúde. Uma erva popular é Saw Palmetto.

Quais são os benefícios, riscos e efeitos secundários de fitoterápicos?

Tratamentos fitoterápicos não possuem comprovação que funcionem. De fato, alguns estudos mostram que eles não funcionam. Além disso, a qualidade e a pureza destes suplementos variam demais.

Quem são bons candidatos para fitoterápicos?

Este tratamento não são recomendado atualmente pelos prestadores de cuidados de saúde pela falta de comprovação que funcionem.

Ressecção Transuretral da Próstata ( RTU-p)

Após a anestesia, o cirurgião insere um ressectoscopia através da ponta do pénis no interior da uretra. O ressectoscópio tem uma luz, válvulas para fluido de irrigação, e um alça elétrica. A alça corta o tecido e selos vasos sanguíneos. O tecido removido esvazia para a bexiga e para fora do corpo. Um cateter é colocado na bexiga através do pénis.

Quais são os benefícios, riscos e efeitos secundários de ressecção transuretral da próstata?

Este tratamento tem resultados excelentes. Todos os tratamentos são geralmente comparado com ele. Não há cortes. O tempo de internação é de um a dois dias. O cateter pode ser retirado antes de ir para casa. Ou pode ser removido mais tarde, em regime ambulatorial. Esta cirurgia requer anestesia. Como acontece com qualquer cirurgia, anestesia representa um risco.

Quem são bons candidatos para ressecção transuretral da próstata?

Os homens que necessitam de cirurgia podem ser bons candidatos para ressecção transuretral da próstata. Ele não remove toda a próstata. Pode haver menos necessidade de continuação do tratamento com ressecção transuretral da próstata.

O que acontece depois do tratamento?

Para a maioria dos homens, os sintomas melhoram após o tratamento. Infecção, hemorragia, incontinência, e a disfunção eréctil pode ocorrer depois de alguns tratamentos. Em alguns casos, o tecido cicatricial pode formar. Pode haver complicações após a cirurgia. Alguns homens precisam de mais ou novo tratamento.

Quais são os efeitos colaterais a longo prazo do tratamento?

Os efeitos colaterais variam de acordo com o tipo de tratamento que você escolher. A maioria dos efeitos colaterais são temporários. Pode levar algum tempo para a função sexual para retornar totalmente. A maioria dos especialistas concorda que, se você fosse capaz de ter uma ereção pouco antes da cirurgia, provavelmente você vai ser capaz de após a cirurgia. A maioria dos homens encontrar pouca ou nenhuma diferença no orgasmo. Eles podem ter a ejaculação retrógrada. Isto é, quando o sêmen entra a bexiga em vez de serem enviados para fora. Para a maioria dos homens, efeitos colaterais diminuir com o tempo. Mas pode haver efeitos colaterais a longo prazo para alguns homens .